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Grãos & Cereais

Os 10 Benefícios da Linhaça para Saúde

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A semente de linhaça vem ganhando muita atenção nos últimos tempos devido à grande quantidade de benefícios que pode trazer à saúde. É considerada um alimento funcional, ou seja: além dos componentes básicos, possui elementos que podem reduzir o risco do desenvolvimento de algumas doenças; pois o consumo frequente pode trazer benefícios como a diminuição da velocidade do envelhecimento celular, melhoria dos sistemas imunológico, digestivo e cardiovascular, dentre outros.

A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum) e os registros mais antigos dessa planta, levam à região da Mesopotâmia, 5 mil anos a.C. Existem duas variedades: a linhaça marrom e a linhaça dourada. A composição nutricional das duas diferem muito pouco, sendo que a linhaça dourada apresenta uma quantidade um pouco maior de proteínas e antioxidantes próprios, e a marrom possui uma porcentagem ligeiramente maior de ácidos graxos.

O fato de ser um cereal sem glúten, torna a linhaça uma boa opção para pessoas com doença celíaca (intolerância ao glúten). Além disso, a semente de linhaça possui lignanas, que são fitoestrógenos (substância semelhante ao estrógeno) relacionados à proteção contra o câncer de mama, à saúde dos ossos das mulheres e outros benefícios.

A linhaça pode ser consumida de diversas maneiras diferentes: polvilhada sobre frutas, saladas, sanduíches, adicionada à sucos, iogurtes, sopas, e etc. Entretanto, para conseguir a maior quantidade de fibras e outros nutrientes, é indicado moer a semente no momento em que for utilizar. Já que a farinha de linhaça pronta é mais propensa à oxidação.

Devido à grande quantidade de fibras na linhaça, é importante intensificar o consumo de água para evitar constipação. A recomendação de consumo é de 10 gramas por dia.

Veja os 10 benefícios da Linhaça

Os 10 Benefícios da Linhaça para Saúde

O consumo regular da Linhaça pode mudar sua saúde!

1. Linhaça ajuda a emagrecer

Rica em fibras, quando a linhaça é consumida com outros alimentos, ela desacelera a liberação de glicose no sangue. Assim, não ocorrem os chamados picos de insulina (responsáveis pelo armazenamento de gordura) e a sensação de saciedade é prolongada por mais tempo. A linhaça possui também um potencial anti-inflamatório e antioxidante que atua nos depósitos de gordura do corpo, principalmente na região do abdome. Dessa forma, a linhaça combate o processo inflamatório causado pelo excesso de gordura já existente.

2. Auxilia no controle do diabetes

Quanto mais o pâncreas produz e libera insulina na corrente sanguínea, mais órgãos começam a ficar resistentes a esse hormônio. Essa situação, denominada “resistência à insulina” pode se agravar e resultar numa diabetes tipo 2. Nesse caso, a insulina produzida pelo organismo não é suficiente para absorver o açúcar presente no sangue.

Alguns estudos revelam ainda que o ácido alfa-linoleico (um dos subtipos do ômega 3) tenha, aparentemente, o potencial de reduzir o risco das pessoas desenvolverem o diabetes por motivos ainda não esclarecidos totalmente.

3. Linhaça diminui o risco de doenças cardiovasculares

O controle do colesterol e a redução da absorção de gorduras no intestino, proporcionados pelo consumo habitual de linhaça, podem ajudar a manter a saúde do coração. A linhaça é uma ótima fonte de ômega 3, que é um tipo de gordura que ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar os níveis do colesterol bom (HDL). Quanto menos LDL circulando pelo sangue, menores serão as chances da formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos (aterosclerose), e, consequentemente, o risco de se tornar hipertenso, ter um infarto ou até mesmo um AVC são reduzidas.

4. Melhora o funcionamento do intestino

A grande quantidade de fibras presente na linhaça ajuda a manter o intestino funcionando de forma satisfatória. Pois além de melhorar o trânsito intestinal, as fibras estimulam o desenvolvimento e a manutenção da flora intestinal. É importantíssimo lembrar que: quando aumenta o consumo de fibras, deve aumentar a ingestão de água para evitar a constipação.

5. Prevenir alguns tipos de câncer

As lignanas que se encontram na linhaça foram o objeto de pesquisas que concluíram que essas substâncias, semelhantes ao hormônio estrógeno, possuem ação antitumoral, estando relacionadas à prevenção do câncer de mama.

6. A linhaça é uma aliada do sistema imunológico

Ácidos graxos de cadeia curta são produzidos após a metabolização das fibras da linhaça. Esses ácidos graxos estimulam a proliferação das bifidobactérias (flora normal do intestino) e impedem que as bactérias nocivas que passam pelo intestino se transportem para o sangue, causando infecção em outros lugares do corpo.

7. Ameniza os sintomas da TPM e da menopausa

Pesquisadores australianos comprovaram que o consumo contínuo de linhaça reduz os sintomas da TPM e da menopausa. Isso acontece porque as lignanas (fitoestrógenos) da semente de linhaça possuem ação semelhante ao hormônio feminino estrógeno, que se encontra em baixas concentrações nesses períodos específicos.

8. Diminui a retenção de líquido

Incluir a linhaça na dieta pode ajudar os rins a excretarem o excesso de sódio da alimentação. Evitando assim, o inchaço proveniente da retenção de líquido.

9. Mantém a saúde da pele

O consumo regular da linhaça ajuda na renovação da pele. Pois, nutrientes como as vitaminas E, B, C e os ácidos graxos são essenciais para que a pele se mantenha hidratada e com boa aparência. Além de acelerar processos de cicatrização.

10. Promove a saúde dos ossos

As lignanas encontradas na linhaça possuem ação antioxidante. Elas bloqueiam os radicais livres presentes nos ossos, desacelerando o processo de reabsorção óssea, que causa enfraquecimento e doenças como a osteoporose por exemplo. Somado a isso, a grande quantidade de ômega 3 aumenta a densidade dos ossos, tornando-os mais fortes.

Os 10 Benefícios da Linhaça para Saúde

Pão de linhaça é uma das formas de consumos mais conhecidas

Composição nutricional da Linhaça

Componentes
Valor energético: 50 calorias a cada 10 gramas
Vitaminas A, E, B1, B6, B12, C
Magnésio
Manganês
Fósforo
Zinco
Proteínas
Ferro
Cálcio
Cobre
Selênio
Ômega 3 e 6
Fibras
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Os 10 Benefícios da Linhaça para Saúde

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