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Frutas

Os 10 Benefícios do Maracujá para Saúde

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O Maracujá é uma das frutas tropicais mais famosas, e guarda em seu interior diversos benefícios para a saúde humana. Pois além dos efeitos calmante e analgésico já conhecidos, apresenta também um potencial emagrecedor, digestivo e anticancerígeno.

É uma fruta com alta disponibilidade na América do Sul e em todo o resto do mundo, podendo se apresentar com características variadas: coloração amarelo, verde ou roxo, casca lisa ou enrugada e sabor azedo ou adocicado. O Brasil tem cerca de 60 espécies nativas comestíveis, muito embora apenas duas sejam mais consumidas: maracujá amarelo e maracujá roxo.

O maracujá possui uma substância chamada passiflorina ou maracujina, que apresenta propriedades sedativas e não causa dependência. A indústria farmacêutica utiliza o extrato de passiflora em diversas fórmulas sedativas, depurativas e antiinflamatórias.

O maracujá é uma fruta especial, pois pode ser amplamente aproveitado: polpa, casca e sementes, e até as folhas e flores do maracujazeiro (ou Passiflora). Pode ser consumido sob a forma de sucos, molhos, caldos, chá, e a casca pode ser transformada em uma farinha nutritiva e funcional.

 

Benefícios do maracujá para a saúde:

 

Benefícios do maracujá para a saúde

1. Benefícios do maracujá para emagrecer

O maracujá é uma fruta com poucas calorias e baixo teor de gordura. Entretanto, essas características não são as mais relevantes quando o assunto é emagrecimento. A protagonista nesse caso é a pectina, uma fibra presente na casca do maracujá que quando consumida, bloqueia a absorção de gordura, promove a saciedade e ainda evita que o açúcar entre rapidamente na corrente sanguínea, o que gera picos de insulina e facilita o acúmulo de gordura.

2. Controla os níveis de açúcar e previne o diabetes

A  pectina presente no maracujá faz com que os níveis de glicose aumentem gradativamente no sangue, evitando picos do hormônio insulina e problemas posteriores como: acúmulo de gordura, surgimento da “resistência à insulina” e até o diabetes.

3. Benefícios do maracujá para a digestão

Mais uma vez o alto teor fibras do maracujá produzem efeitos benéficos para a saúde. Essas fibras realizam uma limpeza no organismo, facilitando o trânsito intestinal e auxiliando a eliminar toxinas que podem desequilibrar o metabolismo do corpo. Entretanto, para que essa ação desintoxicante tenha resultado, é necessário aumentar a ingestão de água para evitar a constipação.

4. Maracujá como calmante natural

O maracujá possui uma substância denominada passiflorina ou maracujina, que age como um suave calmante natural. Dessa maneira, ameniza quadros de ansiedade, inquietação, nervosismo e outros. É um ótimo aliado para indivíduos que sofrem com insônia, pois o maracujá induz ao sono e ao relaxamento.

5. Maracujá previne a anemia

Fonte de vitamina C e de ferro, o maracujá auxilia na produção de sangue. Assim, consumir a fruta com frequência pode prevenir a anemia.

6. Benefícios do maracujá para os ossos

Rico em sais minerais como cálcio e fósforo, o maracujá ajuda a manter os ossos fortes e saudáveis. Esses nutrientes, quando consumidos de forma habitual, retardam o aparecimento de doenças como artrite e osteoporose.

7. Benefícios do maracujá contra o câncer

Os polifenóis, carotenoides e vitamina C presentes em altas concentrações no maracujá, são potentes antioxidantes. Essas substâncias agem combatendo os radicais livres, que danificam o DNA das células e induzem ao envelhecimento precoce e, em casos mais graves, ao câncer.

Benefícios do maracujá para a saúde

8. É um potente vermífugo

As sementes do maracujá são comestíveis e crocantes, podendo ser incorporadas à dieta. Além de nutritivas, estudos apontaram a ação vermífuga das sementes.

9. Benefícios do maracujá para o sistema cardiovascular

Fibras e antioxidantes são dois itens muito importantes para manter a saúde cardiovascular. As fibras ajudam a reduzir os níveis de colesterol e os antioxidantes protegem as artérias da ação dos radicais livres. Assim, o risco de desenvolver hipertensão, ter um infarto e até um acidente vascular cerebral (AVC) são reduzidos.

10. Benefícios do maracujá para os olhos

Muitos alimentos podem ajudar na manutenção da saúde ocular. O maracujá cumpre bem esse papel, de maneira que é uma fruta rica em vitamina A, C e outros antioxidantes importantes para proteger a visão e prevenir doenças como a degeneração macular, por exemplo.

Informações nutricionais do Maracujá

Componentes Quantidade por cada 100 g do maracujá
Energia 17 kcal
Lípidos 0,13 g
Proteínas 0,40 g
Hidratos de Carbono 4,21 g
Fibras 1,9 g
Vitamina A 229 UI
Vitamina C 5,4 mg
Betacaroteno 134 mcg
Potássio 63 mg
Vitamina B2 0,02 mcg
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Os 10 Benefícios do Maracujá para Saúde

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