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Frutas Plantas Medicinais

Os 11 Benefícios do Quiabo para Saúde

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O quiabo é uma planta natural da Etiópia e chegou no Brasil através dos escravos africanos. O arbusto se adaptou bem às elevadas temperaturas do território brasileiro e o seu cultivo se tornou bastante comum. O quiabo é um vegetal fino, alongado e de coloração esverdeada e geralmente é utilizado na preparação de cozidos, sopas, molhos e também pode ser frito.

Este vegetal ainda pode ser utilizado na preparação de vários pratos, como o frango com quiabo, ou o caruru (camarão com quiabo), ou pode ser consumido na forma de salada ou acompanhando carnes. De suas sementes também pode ser extraído óleo para consumo.

O quiabo não é o alimento favorito de muitas pessoas por causa de sua “baba”, bem característica deste vegetal, mas não muito tolerada pelas pessoas. Entretanto é graças a essa “baba” que torna o quiabo um vegetal rico em propriedades nutritivas e medicinais.

11 Benefícios do Quiabo para saúde

Quiabo é cultivado em regiões tropicais.

Dentre suas vitaminas e minerais encontramos as vitaminas A, B, C, E e K, e minerais como o ferro, cálcio, potássio, magnésio e zinco. E também grande quantidade de fibra, mucilagem e ácido fólico. Cada 100 gramas de quiabo apresenta apenas 33 calorias, 7 g de carboidratos, 3,2 g de fibras e 2 g de proteína, a sua quantidade de gordura é insignificante, apenas 0,1 gramas.

Veja a lista completa de benefícios do quiabo:

O quiabo ajuda a melhorar a saúde em vários aspectos: reduz o colesterol, fortalece os ossos, melhora a saúde cardiovascular, potencializa o sistema imunológico e pode até prevenir o aparecimento de alguns tipos de câncer.

1. Benefícios do quiabo para digestão

Por ser rico em fibras alimentares, o quiabo ajuda a acelerar a digestão, além de apresentar propriedades laxantes, auxiliando também a evacuação. A mucilagem melhora a movimentação do bolo alimentar pelo sistema digestivo, além de se ligar às toxinas e gorduras estimulando sua excreção. Também traz vantagens para o intestino e fígado.

2. Benefícios para a gravidez

O quiabo é um alimento rico em vitaminas do complexo B, essas vitaminas ajudam na manutenção e produção de novas células. O ácido fólico presente no quiabo evita defeito ou má formação no tubo neural da criança que está em gestação, auxiliando o seu desenvolvimento como um todo. A vitamina C também auxilia no desenvolvimento do feto.

3. Quiabo ajuda na perda de peso

O quiabo apresenta poucas calorias e é uma grande fonte de fibra dietética, além de trazer benefícios para o sistema digestivo, ele também ajuda a manter a saciedade por mais tempo. A mucilagem, presente na “baba” do quiabo, ajudam a retardar o processo de esvaziamento gástrico, dessa forma, se ingere menos alimentos durante o dia. Por possuir poucas calorias, os benefícios do quiabo são muitos, ele evita picos de glicemia, isso impede que seja armazenado excesso de gordura no corpo.

4. Benefícios do quiabo contra diabetes

Por ter uma grande quantidade de fibras, o quiabo ajuda a estabilizar a glicose e atua na absorção dos níveis de açúcar no sangue.

Benefícios do quiabo contra diabetes

O consumo de quiabo também tem um ótimo efeito contra diabetes

5. Quiabo é fonte de vitamina C

Outro benefício do quiabo é a presença de vitamina C, um poderoso antioxidante que ajuda no combate aos radicais livres e atua na reparação dos tecidos. Além de levar benefícios ao sistema imunológico, trabalhando no seu fortalecimento.

6. Benefícios do quiabo para saúde dos olhos

O quiabo apresenta alguns compostos que são importantes para a saúde dos olhos, como a luteína, a xantina e os beta-carotenos. Essas substâncias atuam na prevenção da catarata e da cegueira noturna. O quiabo tem a vitamina A que também é importante para os olhos, pois é um antioxidante que os protege da ação de radicais livres, evitando a degeneração macular.

7. Quiabo ajuda no sistema cardiovascular

As fibras do quiabo também trazem benefícios para o controle do colesterol, já que impedem a sua absorção. O excesso de colesterol ruim pode gerar placas de gordura nas artérias que podem obstruir o fluxo de sangue causando infarto e acidente vascular cerebral (AVC). O potássio presente no quiabo também ajuda o sistema cardiovascular, esse mineral neutraliza os efeitos do sódio no organismo e ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, evitando a hipertensão.

8. Benefícios do quiabo para o sistema imunológico

O quiabo possui uma ampla variedade de antioxidantes que previnem doenças causadas pela ação dos radicais livres. A vitamina C também ajuda a estimular a imunidade auxiliando a produção de leucócitos, uma das principais células de defesa do organismo.

Benefícios do quiabo para o sistema imunológico

O quiabo também auxilia no sistema imunológico.

9. O consumo regular de quiabo previne o câncer

O quiabo possui uma proteína que pode inibir a multiplicação de células cancerígenas, principalmente nas mamas. Estudos apontam que o consumo do quiabo também ajuda a evitar o câncer de cólon.

10. Benefícios do quiabo para os ossos

A vitamina K encontrada no quiabo, além de apresentar propriedades anti-hemorrágicas, também ajuda na manutenção de ossos saudáveis. A deficiência de vitamina K está relacionada com a diminuição da densidade óssea e aumento de casos de osteoporose, já que essa vitamina aumenta a absorção de cálcio e diminui a sua eliminação pela urina.

11. Quiabo deixa a pele e cabelos mais saudáveis e bonitos

Dentre muitos benefícios do quiabo, ele também é muito indicado para a pele e cabelo. Rico em vitamina A, ajuda a proteger a pele do aparecimento de rugas e acnes, e auxilia no processo de cicatrização. A “baba” do quiabo pode ser aplicada nos cabelos, agindo como um hidratante natural, trazendo brilho aos fios e evitando que os cabelos fiquem ressecados. Também ajuda no combate ao prurido do couro cabeludo.

Considerações sobre o quiabo

É preciso estar atento à quantidade em que se consome o quiabo. Ele possui oxalato de cálcio que em excesso pode formar cálculos nos rins e na vesícula. Se frito na gordura, manteiga, ou banha de porco, o quiabo se torna muito calórico e perde grande parte de suas propriedades nutricionais.

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