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Tubérculos & Raizes

Os 10 Benefícios da Batata Doce para saúde

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A batata doce é uma raiz originária dos Andes que se espalhou por vários cantos do mundo. Podem ser encontradas em diversas variedades de cor externa, cor interna, formato, tamanho, doçura e outras características.

Fonte de carboidrato, a batata doce pode causar em algumas pessoas o receio de ganhar peso. Entretanto, a verdade é que saber escolher os melhores carboidratos pode ajudar a emagrecer com saúde, ganhar músculos e ter muita disposição no dia a dia.

Com um alto valor energético e baixo teor de gordura, a batata doce se destaca também por ser um carboidrato complexo com baixo índice glicêmico (IG = 48). Isso significa que é um alimento lentamente absorvido pelo organismo, que libera a glicose na corrente sanguínea de forma gradual, evitando assim picos de insulina que podem causar problemas de saúde a médio e longo prazo.

A melhor forma de obter todos os nutrientes da batata doce é consumi-la cozida e com casca. Pode também ser assada, consumida na forma de purê ou chips. O importante é incluir esse tubérculo na dieta e aproveitar todos os benefícios.

Veja 10 benefícios da batata doce

Os 10 Benefícios da Batata Doce para saúde

A batata doce é muito saudável para nossa saúde, vale a pena consumir!

1. Batata doce ajuda a emagrecer

A batata doce tem um índice glicêmico baixo, o que significa que a energia é liberada gradualmente na corrente sanguínea, evitando picos de insulina e reduzindo as chances de acumular gordura. Outra característica importante dessa raiz é a grande quantidade de fibras, o que promove a sensação de saciedade e faz com que o indivíduo ingira menos calorias.

2. Batata doce controla os níveis de açúcar e previne o diabetes

Apesar do sabor adocicado, a batata doce é uma aliada no controle da glicemia e na prevenção do diabetes. Isso se justifica pelo baixo índice glicêmico dessa raiz, o que impede que o açúcar se eleve rapidamente na corrente sanguínea, levando o indivíduo a ter picos de insulina. Esses picos de insulina, por sua vez, podem causar problemas como o acúmulo de tecido adiposo (gordura) e até mesmo diabetes.

3. Consumo de batata doce melhora a saúde do coração

A vitamina B6 presente na batata doce ajuda a decompor a homocisteína, substância química que contribui para enrijecer e fazer bloqueios nos vasos sanguíneos, podendo causar ataques cardíacos. O potássio, por sua vez, ajuda a regular a pressão arterial e os batimentos cardíacos, mantendo o equilíbrio eletrolítico.

4. Comer batata doce aumente a imunidade

Cheia de vitaminas e minerais, a batata doce potencializa o sistema imunológico. Dessa forma o organismo consegue afastar gripes, resfriados, combater inflamações e infecções e produzir células de defesa com qualidade.

5. Regula o intestino

A batata doce é uma excelente fonte de fibras. Consequentemente, o consumo frequente da batata doce faz com que o intestino funcione de maneira regular, eliminando toxinas e outras substâncias nocivas à saúde, além de prevenir a constipação.

6. Batata doce previne o envelhecimento precoce

Antioxidantes, vitaminas e minerais. A batata doce tem os componentes necessários para combater os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce, proteger a saúde ocular, manter a pele saudável e até mesmo reduzir as chances de se desenvolver um câncer.

7. Batata doce protege os ossos

As vitaminas e os minerais encontrados na batata doce são essenciais na formação de ossos fortes e saudáveis. Assim, comer batata doce pode prevenir doenças como artrite e osteoporose.

8. Batata doce reduz o colesterol total

As fibras da batata doce auxiliam na redução do colesterol, de maneira que dificultem a absorção de gordura no intestino. Portanto, o consumo de batata doce ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta os níveis de colesterol bom (HDL).

9. Comer batata doce combate a anemia

A batata doce é uma ótima fonte de ferro, mineral imprescindível para a formação dos glóbulos vermelhos. Na falta deste mineral, o corpo produz menos hemácias, diminui a oxigenação dos tecidos e pode desenvolver uma anemia por deficiência de ferro.

10. Batata doce ajuda no aumento da massa magra

Os carboidratos são muito importantes tanto no momento da prática de exercício físicos, quanto na hora da reconstrução muscular. A liberação lenta da glicose no sangue faz com que se mantenham os níveis de glicogênio (combustível muscular), evitando a perda de massa magra durante o treino.

Os 10 Benefícios da Batata Doce para saúde

Existem diversas formas de consumir batata doce no seu dia a dia.

Composição nutricional da batata doce

Componentes
Valor energético: 86 calorias a cada 100g
Vitaminas A, C, E, B6
Potássio
Ferro
Cálcio
Magnésio
Manganês
Fósforo
Antioxidantes
Fibras
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Os 10 Benefícios da Batata Doce para saúde

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