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Grãos & Cereais

Os 10 Benefícios da Chia para Saúde

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A chia é uma planta que surgiu no México e Guatemala, possui sementes pequenas e ovais, elas podem se apresentar em diferentes colorações: preta, marrom escura, cinza ou branca. Essa semente pode trazer inúmeros benefícios à saúde humana e é comercializada de forma integral, moída ou em cápsulas contendo o óleo.

A chia faz parte do grupo dos alimentos funcionais, pois apresenta em sua composição nutrientes que podem regular os níveis de colesterol, prevenir o diabetes e até ajudar no processo de emagrecimento. O fato de possuir uma boa quantidade de fibras, torna a chia uma fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico (evita picos de insulina). Além disso, é uma boa fonte de proteínas e de antioxidantes.

Em contato com a água, a semente de chia tem efeito mucilaginoso. Ou seja, elas absorvem e retêm a água, multiplicam de tamanho produzindo uma espécie de gel. A recomendação de consumo é de 25 gramas de chia por dia, que pode ser consumida com sucos, vitaminas, saladas, polvilhada sobre frutas, tapioca e outros.

Listamos 10 benefícios da chia para a saúde:

Os 10 Benefícios da Chia para Saúde

A Chia é um dos alimentos que auxilia no emagrecimento.

1. Benefícios da chia para o emagrecimento

As fibras da chia têm a capacidade de absorver muita água e produzir um tipo de gel, que enche o estômago e proporciona a sensação de saciedade. Assim,  indivíduos que querem emagrecer terão benefícios, pois vão reduzir a quantidade e a frequência da ingestão de alimentos.

2. Chia controla os níveis de açúcar do sangue e previne o diabetes

Por ser uma ótima fonte de fibras, a chia retarda a liberação de glicose (açúcar) na corrente sanguínea, evitando assim os picos de insulina que favorecem o quadro de resistência à insulina e também ao acúmulo de gordura. A longo prazo, essa resistência pode culminar no surgimento de um diabetes do tipo 2.

3. Benefícios da chia contra doenças cardiovasculares

Uma das melhores fontes de ômega 3, a semente de chia auxilia na regulação da pressão arterial (aumentando a fluidez do sangue), dos níveis de colesterol (diminui o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom) e diminui ainda os triglicerídeos. Dessa maneira, o consumo habitual de chia pode diminuir os riscos de infarto, hipertensão arterial e até mesmo um acidente vascular cerebral (AVC).

4. Comer chia reduz o envelhecimento precoce

A chia é rica em antioxidantes como o ácido cafeico e o ácido clorogênico. Estas substâncias desintoxicam o fígado, combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce e inclusive o câncer.

5. Benefícios da chia para saúde do cérebro

Algumas pesquisas já relacionaram os ácidos linoleico e alfa-linolênico com o bom funcionamento do sistema nervoso, de maneira que estas substâncias auxiliem na formação das membranas celulares, funções cerebrais e auxiliem na transmissão de impulsos nervosos.

6. A chia protege os ossos

A chia é uma boa fonte de cálcio e outros minerais necessários para a manutenção da saúde dos ossos. Assim, é interessante incluir a chia na dieta, visando prevenir doenças como a osteoporose.

7. O consumo regular de chia fortalece a imunidade

Essa pequena semente rica em minerais como zinco e selênio, ajuda a manter o sistema imunológico forte. Reduzindo assim, a chance de ter gripes, resfriados e outros processos infecciosos.

8. Chia combate a anemia

Uma parte do ferro necessário para a formação das hemácias (glóbulos vermelhos que carregam o oxigênio pelo corpo) pode ser encontrado na chia. Portanto, consumir a chia com regularidade pode ajudar a prevenir a anemia, fadiga e a sensação de cansaço.

9. A chia reduz a celulite

Segundo alguns estudos, o ômega 3 (presente em grande quantidade na chia) está associado à diminuição da inflamação. Essa ação ajuda a reduzir e evitar o surgimento da celulite, que nada mais é do que um processo inflamatório que se instala sob a pele.

10. Comer chia também ajuda a regular o intestino

A chia pode ajudar a manter o intestino funcionando regularmente pois é rica em fibras. Assim, além de facilitar o trânsito intestinal, a chia favorece a desintoxicação do organismo e diminui a absorção de gordura no intestino.

Os 10 Benefícios da Chia para Saúde

Existe uma grande variedade de receitas saudáveis feitas com Chia.

Composição nutricional da Chia

Semente de chia – Por 25 g (uma porção)
Calorias 122 kcal
Proteínas 4,14 g
Carboidratos 10,53 g
Gorduras 7,69 g
Gorduras monoinsaturadas 0,577 g
Gorduras saturadas 0,833 g
Gorduras poli-insaturadas 5,917 g
Fibras 8,6 g
Cálcio 158 mg
Fósforo 215 mg
Magnésio 84 mg
Potássio 112 mg
Ferro 1,93 mg
Zinco 1,15 mg
Vitamina A 14 UI
Vitamina B1 (Tiamina) 0,155 mg
Vitamina B2 (Riboflavina) 0,043 mg
Vitamina B3 (Niacina) 2,208 mg
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Os 10 Benefícios da Chia para Saúde

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