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Vitaminas

Vitamina D

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A vitamina D é um hormônio lipossolúvel que controla 270 genes do corpo humano e também as células do sistema cardiovascular. A produção da vitamina D se dá ente 80% e 90% pela exposição solar, os raios UVB (ultravioleta do tipo B) são responsáveis por estimular a síntese dessa vitamina no organismo. Essa substância também pode ser produzida em laboratório e consumida como suplemento em caso de deficiência de vitamina D no organismo.

Necessidade diária de vitamina D

A necessidade da vitamina D altera de acordo com a idade. Para crianças de até 12 anos de idade indica-se uma dose de 0,01mg diariamente, a partir dessa idade a quantidade já sobe para 0,015mg, e posteriormente só a partir dos 70 que a necessidade diária de vitamina D aumenta para 0,02mg.

Fontes de vitamina D

As fontes de vitamina D são todas de origem animal, principalmente peixes e frutos do mar, como o atum, salmão, sardinha, mariscos e também o bife de fígado, entretanto apresentam pouquíssima quantidade da vitamina, não suprindo a necessidade diária. Além disso, esses alimentos possuem bastante gordura saturada, que se consumidos em excesso trazem uma série de prejuízos ao organismo. Por isso é importante tomar banhos de sol para sintetizar a vitamina D no corpo e evitar a deficiência do nutriente.

Benefícios da vitamina D

Vitamina D

A Vitamina D é uma forte aliada na saúde do corpo

A vitamina D é fundamental para o bom funcionamento do organismo, seguem suas principais funções no organismo:

1. Benefícios da Vitamina D para ossos saudáveis

A vitamina D tem papel muito importante na absorção de cálcio, pessoas com deficiência dessa vitamina absorve até 30% de cálcio a menos do que as pessoas que consomem a necessidade diária indicada, esse nutriente estimula uma maior densidade óssea e contribui para um desenvolvimento saudável. Dessa forma a vitamina D ajuda a evitar o raquitismo durante a infância e a osteoporose na idade adulta.

2. Melhora a saúde do coração

A vitamina D também assume função importante no sistema cardiovascular, ela evita que o cálcio se acumule nas artérias enrijecendo-as e causando a arteriosclerose, derrame, infarto e insuficiência cardíaca, além disso também produz um hormônio chamado renina que age regulando a pressão arterial. A vitamina D também auxilia no controle das contrações do coração, regulando o bombeamento de sangue.

3. Benefícios da vitamina D para gravidez saudável

A vitamina D também tem papel fundamental durante a gravidez. A sua deficiência no início da gravidez pode causar o aborto natural, enquanto que no final da gravidez a carência de vitamina D pode causar a pré-eclâmpsia. Alguns estudos apontam que a falta de vitamina D durante a gestação está relaciona com o autismo, já que ela é essencial para o desenvolvimento cerebral do bebê, além de evitar problemas respiratórios na criança e diabetes gestacional na mãe.

4. Auxilia na prevenção e controle da diabetes

A renina, produzida pela vitamina D, também auxilia na prevenção da diabetes, a falta dessa substância facilita a o aparecimento dessa doença. A produção de insulina no pâncreas também precisa da vitamina D, auxiliando no controle da glicose no sangue.

5. Benefícios da vitamina D para força muscular

A vitamina D auxilia a síntese de proteína facilitando o crescimento muscular, esse nutriente também evita que gordura se acumule nos músculos, deixando-os mais fortes e resistentes. Além disso, a vitamina D estimula a produção de hormônios, como a testosterona, que também estimula o crescimento muscular. Uma estrutura muscular mais forte e resistente é importante na prevenção de quedas e fraturas, principalmente em idades mais avançadas onde a recuperação é mais lenta e difícil, estudos apontam que a síntese de vitamina D no organismo diminuem cerca de 19% o risco de queda.

Vitamina D

Existem muitas receitas ricas em vitamina D

6. Benefícios da vitamina D para Imunidade e saúde

A vitamina D também traz uma série de benefícios para a saúde e imunidade, crianças com a quantidade adequada da vitamina no corpo apresentam menor probabilidade de pegarem gripes e resfriados. Além disso, a vitamina D também é responsável por proteger centenas de genes, que se forem alterados podem causar diversas doenças, entre elas o câncer. Alguns estudos mostram que a vitamina D também é eficaz na prevenção do Mal de Alzheimer, demência, Mal de Parkinson e esclerose múltipla.

7. Vitamina D regula os hormônios

A produção de hormônios como o estrogênio nas mulheres e a testosterona nos homens são estimulados pela vitamina D, influenciando tanto na libido quanto no humor, e evitando a depressão já que a vitamina D diminui o quantidade de cortisol no sangue, essa substância está relacionada a efeitos nocivos do estresse.

8. Benefícios da vitamina D para emagrecer

A perda de peso é mais significativa em pessoas que apresentam bons níveis de vitamina D, alguns estudos apontaram que a vitamina D é capaz de estimular a queima de gordura e de evitar a fome e desejos repentinos de se alimentar mais do que o necessário. O cortisol, já mencionado aqui, também é responsável pelo acúmulo de gordura abdominal, como a vitamina D diminui a quantidade desse hormônio no organismo ela também ajuda a manter o peso.

9. Deficiência da vitamina D no organismo

Os sintomas mais comuns da falta de vitamina D no organismo envolvem: osteoporose, câncer, problemas cardíacos, gripes e resfriados, esclerose múltipla, diabetes, em mulheres grávidas pode causar o aborto ou a pré-eclâmpsia, também pode apresentar dentes e ossos fracos, crescimento inadequado nos jovens e osteoporose nos mais idosos. Com a carência de vitamina D a quantidade de cortisol aumenta provocando o acúmulo de gordura, ocorre também alteração na produção de hormônios interferindo principalmente na libido e no ganho de massa muscular, afeta também a capacidade de memória e raciocínio.

10. Excesso de vitamina D

O excesso de vitamina D no organismo só ocorre em caso de suplementação, já que as suas principais fontes apresentam pouca quantidade do nutriente e a pele é capaz de regular a ação dos raios solares na produção da vitamina. O maior prejuízo que o excesso de cálcio pode causar é aumentar a quantidade de cálcio no organismo causando calcificação de tecidos, afetando principalmente os rins.

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