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Dicas de Saúde Hábitos Alimentares

10 hábitos que prejudicam o sistema imunológico

Se você costuma pegar gripes ou resfriados facilmente, certamente estará com o seu sistema imunológico fraco. O nosso sistema imunológico envolve vários fatores e processos biológicos dentro do seu corpo. Quando está funcionando corretamente, ele combate com rigidez quaisquer micróbios ou organismos prejudiciais que queiram causar doenças e/ou infecções no nosso corpo.

Confira abaixo os 10 principais hábitos prejudiciais

O seu sistema imunológico é a primeira defesa do corpo e tem como tarefa para mantê-lo livre de diversas doenças, por isso é muito importante que nós mantemos sempre forte e saudável.

1. Bebedeira / Bebidas alcoólicas em excesso

Tomar bebidas alcoólicas em excesso tem um efeito bastante negativo sobre o seu sistema imunológico. O álcool pode destruir as células e anticorpos que são necessárias para lutar contra as células infectadas por vírus. A bebida alcoólica também provoca deficiência nutricional global, privando o corpo de valiosos nutrientes que poderiam aumentar a imunidade.

De fato, o consumo excessivo pode levar à deficiência imunológica e aumentar o risco de desenvolver certas doenças, como pneumonia, tuberculose e outras infecções. Se você gosta de beber socialmente, saiba que um copo de vinho no jantar pode ter um impacto positivo em sua saúde.

2. Tomar pouca água pode prejudicar a imunidade

Hidratação adequada é essencial para a saúde em geral, sem água o sistema imunológico do corpo não funcionará corretamente. A ingestão adequada de água ajuda o sistema imunológico a combater diversas infecções além de eliminar toxinas nocivas e resíduos de seu corpo.

A baixa ingestão de água pode levar à desidratação, o que afetará diretamente o seu sistema imunológico.

3. Fumar, o tabagismo é um dos piores

10 hábitos que prejudicam o sistema imunológico

Cigarro é um dos mais prejudiciais para a imunidade do corpo

A inalação de fumaça, seja de cigarro (tabaco) ou de madeira, também prejudica diretamente a função imunológica do corpo. O cigarro promove a produção de numerosas citocinas pró-inflamatórias e até mesmo aumenta reações de hipersensibilidade imunológica. As substâncias químicas nocivas na fumaça do cigarro enfraquecem as defesas do corpo.

Se você fuma mesmo que seja pouco, deve parar imediatamente para poupar alguns anos de sua vida. Faça sua casa um ambiente livre de fumaça de cigarro, procure visitar somente lugares ou centros comerciais onde é proibido fumar. Assim você evita e não causará desconforto em pessoas ao seu redor.

4. Sedentarismo também é prejudicial

Se você é daqueles(as) que não pratica qualquer forma de exercício físico em sua rotina diária, o seu sistema imunológico sofre muito. O exercício moderado ajuda a manter o sistema imunológico sempre ativo.

Durante o exercício moderado, aumenta o fluxo de sangue, que promove o processo de expulsão de resíduos tóxicos fora de seu corpo. A circulação sanguínea adequada promove a movimentação de anticorpos e glóbulos brancos que são importantes para combater infecções.

5. Dormir poucas horas na noite

Muitas pessoas possuem um estilo de vida agitado e ignoram a importância do sono, esse é um dos problemas que tem um impacto negativo direto sobre o sistema imunológico.

A falta de dormir uma boa noite de sono torna o sistema imunológico incapaz de restaurar suas capacidades de defesa. Estas alterações a longo prazo pode contribuir para o desenvolvimento de doenças.

6. Maquiagem e produtos tóxicos de higiene

A maioria das pessoas usam maquiagem e/ou produtos de higiene todos os dias. Como muitos já sabem, vários desses produtos como sabonetes líquidos, loções, shampoos, cosméticos e até mesmo pastas de dente, são ricos em toxinas e substâncias químicas nocivas que podem causa a baixa imunidade.

O uso de tais produtos nocivos sobre a pele ou couro cabeludo é mais prejudicial para o corpo do que você pode imaginar. Estes produtos químicos nocivos sobre a pele são absorvidos para a corrente sanguínea, sem qualquer filtragem. Isto tem um grande impacto sobre as funções do sistema imunológico.

7. Falta de higiene pessoal também prejudica

Poucos percebem mas a falta de higiene pessoal pode afetar indiretamente o seu sistema imunológico. Quem tem um estilo de vida anti-higiênico pode estar expondo seu corpo aos germes mais nocivos, tornando-o suscetível a mais infecções e doenças.

A higiene pessoal ajuda a prevenir a infecção e doenças, tenha em mente que vírus e bactérias estão presentes em todos os lugares e estão esperando uma oportunidade para atacar seu corpo.

8. Uso frequente ou inadequado de antibióticos

10 hábitos que prejudicam o seu sistema imunológico

Uso frequente de antibióticos destrói o sistema imunológico

O uso frequente e inadequado de antibióticos pode prejudicar muito o seu sistema imunológico e mesmo sua saúde geral. Não tome antibióticos que não foram prescritos especificamente para você.

Se o seu médico receitou algum antibiótico, certifique-se de concluir o período de tratamento regularmente. Pergunte sempre ao seu médico sobre os efeitos colaterais.

9. Brigas, relacionamentos errados e emoções negativas

Você deve evitar discussões ou brigas que tragam emoções negativas como estresse, tristeza, medo, raiva e preocupação. Quando você está estressado(a), o nível de cortisol aumenta no corpo. O cortisol altera as respostas do sistema imunológico, bem como suprime o sistema digestivo, o sistema reprodutivo e o processo de crescimento. O resultado de tudo isso é que o corpo ficará mais suscetível a resfriados e gripe, bem como problemas de saúde mais graves, como doenças cardíacas, diabetes e outras doenças.

Procure meios para evitar o estresse, pratique exercícios como ioga, meditação, massagem, aromaterapia, dê risadas e até mesmo jogar bola ou viajar. O riso é um bom remédio para combater o stress, bem como outras emoções negativas. Um estudo de 2001 mostrou que rir tem um efeito positivo sobre o sistema imunológico que dura por até 12 horas.

10. Ficar sem tomar sol pode baixar sua imunidade

A exposição excessiva à radiação ultravioleta (UV) é prejudicial para a pele, bem como a sua saúde geral. Por este motivo, muitas pessoas acabam evitando demais a luz solar e acaba prejudicando a sua imunidade.

A luz solar ajuda a construir o sistema imunológico, quando tomamos sol o corpo recebe a vitamina D que é necessário para o funcionamento adequado das células que contribuam para as defesas imunitárias. A vitamina D também desempenha um importante papel no metabolismo.

O melhor horário para tomar sol é antes das 10 horas e após as 16 horas, se você sair no sol das 10 às 16 horas, não se esqueça de usar protetor solar.

Finais: Todo mundo nasce com níveis de imunidade diferentes, algumas pessoas possuem sistemas imunológicos mais fortes do que outros. Há muitos hábitos de vida ou alimentares que podem prejudicar o seu sistema imunológico. Fique atento(a)!

ATENÇÃO - As informações e dicas de saúde contidas neste site, não substitui o acompanhamento e/ou receita do seu médico. Nunca faça nenhuma medicação por conta própria, siga o tratamento de acordo com a orientação do seu médico especialista.
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