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Grãos & Cereais

Os 10 Benefícios da Aveia para Saúde

A aveia é um alimento funcional que gera diversos benefícios para a saúde humana. É um cereal muito nutritivo que atua de forma reguladora e efetiva, e faz com que o corpo funcione harmonicamente.

Rica em fibras, a aveia pode ser consumida sob a forma de farinha, farelo e flocos. Muito embora o farelo seja a forma mais nutritiva, pois apresenta uma maior quantidade de betaglucanas. Essas betaglucanas são fibras que estimulam a imunidade, combatem o envelhecimento precoce e regulam o funcionamento do intestino.

Uma dúvida frequente é se a aveia contém ou não contém glúten. E a resposta é: não, não contém glúten, porém na maior parte do mundo, esse cereal é processado junto ao trigo. Dessa forma, pode ser um alimento perigoso para celíacos pela possibilidade de conter traços de glúten. Existem aproximadamente 450 espécies diferentes, porém, as mais cultivadas são: Avena sativa e Avena byzantina.

Composição nutricional da aveia

Componentes
Valor energético: 118 calorias a cada 30 gramas
Vitaminas do complexo B
Vitamina E
Cálcio
Ferro
Magnésio
Potássio
Cromo
Zinco
Fósforo
Proteínas
Fibras (solúveis e insolúveis)

Para obter todos os benefícios da aveia, é recomendado o consumo diário de 1 a 2 colheres de sopa do cereal, algo em torno de 30 gramas. Essa porção pode ser consumida sob a forma de biscoitos, pães, vitaminas, mingaus ou simplesmente polvilhada sobre frutas e saladas. É importante lembrar que quando o indivíduo aumenta o consumo de fibras, deve aumentar também a ingestão de água para que não resulte em constipação intestinal.

Veja agora 10 benefícios da aveia para a saúde:

Os 10 Benefícios da Aveia para Saúde

Existem diversas maneiras de consumir Aveia nas suas refeições.

1. Comer aveia diminui o colesterol ruim

Uma pesquisa realizada pela Unifesp demonstrou que incluir aveia na alimentação reduz os níveis do colesterol ruim (LDL) e, consequentemente, diminui o risco de doenças cardiovasculares. Isso acontece porque a aveia atrapalha a absorção de vários tipos de gordura no intestino, impedindo assim a transformação destas em colesterol.

2. Manter os níveis de açúcar controlados

A grande quantidade de fibras solúveis que existe na aveia retarda a digestão do amido, fazendo com que a glicose seja liberada lentamente na corrente sanguínea. Dessa forma, o organismo evita os picos de glicose que podem levar a uma série de problemas, como a diabetes e o acúmulo de gordura.

3. Melhora o funcionamento do intestino

A aveia ajuda a reduzir os ácidos biliares, facilita o trânsito no intestino e evita a constipação (prisão de ventre). Além disso, as fibras são essenciais para que a digestão ocorra de maneira satisfatória e para manter o fluxo intestinal.

As betaglucanas estimulam o crescimento de bactérias benéficas para o intestino. Essas bactérias, por sua vez, se multiplicam em cima dessas fibras e produzem o ácido butírico (substância que estimula os movimentos peristálticos). Dessa maneira, o intestino funciona de forma saudável, eliminando as toxinas mais rápido e acelerando a renovação celular, o que diminui os riscos do desenvolvimento de um câncer no intestino.

4. A aveia é uma aliada do sistema imunológico

As betaglucanas presentes na aveia aumentam a resposta do sistema imunológico em caso de infecções bacterianas. Segundo a pesquisa que chegou a essa conclusão, a fibra acelerou a chegada dos neutrófilos (células brancas – defesa) ao local da infecção e aumentou o seu potencial de destruir essas bactérias.

5. Diminui a vontade de comer doces

O desejo de comer doces pode sabotar qualquer alimentação saudável. O triptofano e o cromo que existem na aveia podem ajudar a reduzir essa vontade. Sendo que, o primeiro estimula a sensação de bem-estar e o segundo, atua sobre o metabolismo da glicose, evitando picos de insulina e mantendo a saciedade.

Os 10 Benefícios da Aveia para Saúde

Bolo de aveia com banana é uma delícia!

6. Previne a osteoporose

A aveia contém uma boa quantidade de cálcio, o que evita a desmineralização e o surgimento de doenças como a osteoporose.

7. Consumir aveia combate a depressão

A aveia contém muito triptofano, que é um precursor da serotonina. A serotonina é um hormônio que traz a sensação de bem-estar, prazer e bom humor. Dessa maneira, a aveia ajuda no tratamento de pessoas com depressão.

8. Aveia faz bem para a pele

A aveia é rica em Vitamina E, minerais e proteínas. Todos estes são necessários para que a pele se renove, trazendo uma boa aparência.

9. A aveia é uma boa fonte de energia

Com uma boa quantidade de carboidratos, a aveia é uma fonte de energia natural e com diversos benefícios. O fato de ser rica em fibras e não causar a elevação rápida da glicose, auxilia na manutenção da saciedade, favorecendo aqueles que tentam emagrecer de forma saudável.

10. Reduz os riscos de câncer

Algumas pesquisas revelaram que as isoflavonas e a grande quantidade de fibras presentes na aveia podem reduzir os riscos do desenvolvimento de câncer colorretal e câncer de mama.

ATENÇÃO - As informações e dicas de saúde contidas neste site, não substitui o acompanhamento e/ou receita do seu médico. Nunca faça nenhuma medicação por conta própria, siga o tratamento de acordo com a orientação do seu médico especialista.
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