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Exercícios Físicos

Os 10 benefícios da caminhada para saúde

A caminhada é um dos exercícios mais fáceis de serem realizados, pode ser feito em qualquer horário, não exige habilidade e nem gasto.

Caminhadas leves e curtas já trazem inúmeros benefícios para pessoas sedentárias que desejam começar alguma atividade física.

Fazer caminhada também auxilia na recuperação de sua autoestima, estresse do trabalho além de sair da rotina do trabalho ou da casa.

Veja abaixo alguns dos benefícios da caminhada:

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1. Sensação de bem estar

Caminhadas leves e breves em ambientes verdes, mesmo que seja praticada somente por alguns minutos diários, apresentam melhora significativa na saúde mental, beneficiando o humor e a autoestima, prevenindo também de sintomas depressivos.

2. Fazer caminhada melhora a circulação

A caminhada tem a capacidade de reduzir a pressão arterial durante até 24 horas após o exercício, desde que seja realizada pelo menos 40 minutos da atividade. Durante o exercício o fluxo de sangue aumenta expandindo os vasos sanguíneos e consequentemente abaixando a pressão. Algumas pessoas com problemas de circulação ou complicações cardíacas que não podem fazer exercícios mais pesados, encontram na caminhada um ótimo remédio tanto para manter o peso quanto para manter a circulação fluindo perfeitamente nos veias e artérias.

3. Previne a osteoporose

Caminhas deixa os ossos mais fortes e resistentes! A movimentação do esqueleto e a compressão dos ossos da perna durante a caminhada aumenta os estímulos elétricos nos ossos que facilitam na absorção de cálcio, prevenindo a osteoporose .

4. Caminhada fortalece o pulmão e melhora a respiração

Além da caminhada melhorar o condicionamento físico, melhora também a respiração pela oxigenação das células do corpo, já que estimula os pulmões favorecendo trocas gasosas cada vez mais eficazes com a atividade frequente. Isto faz com que uma quantidade maior de impurezas, como a poeira, saia do pulmão. A respiração mais forte que acontece durante a caminha também deixa o pulmão mais resistente diante de resfriados.

5. Faça caminhada contra a depressão

Hormônios, como a endorfina, são liberados em maior quantidade no corpo durante a caminhada, esse hormônio é responsável pela sensação de alegria, relaxamento e bem estar. Quanto mais caminhada, mais endorfina o organismo produz, dessa forma, é preciso praticar cada vez mais exercício para sentir o efeito benéfico do hormônio. Aumentando o tempo de caminhada faz também que cada vez você esteja mais preparado para aumentar a quantidade da atividade.

6. Diminui o risco de câncer

Alguns estudos tem aprontado que o risco de câncer de mama pode ser diminuído significativamente com a prática da caminhada. Isso acontece porque caminhar reduz a quantidade de gordura corporal, que é uma fonte de estrógeno. Mulheres com peso normal tem até 30% menos riscos de contrair a doença.

7. A caminhada deixa os músculos mais fortes

A caminhada fortalece principalmente os músculos das pernas e ajuda a ter uma postura melhor, prevenindo e aliviando dores nas costas e corrigindo vícios de má postura.

8. Diminui a sonolência e deixa o sono melhor durante a noite

A adrenalina é um outro hormônio estimulante produzido em maior quantidade durante a caminhada, quanto mais adrenalina mais o corpo fica ativo, diminuindo a sonolência e melhorando o sono durante a noite.

9. Controle do diabetes

Os níveis de glicose no sangue são reduzidos na caminhada e consequentemente melhora a ação da insulina no corpo. Isso ocorre porque durante o exercício o pâncreas a o fígado são estimulados devido a maior circulação de sangue nos órgãos.

10. Alguns cuidados e recomendações ao praticar caminhadas:

  • é importante fazer alongamentos tanto antes quanto depois das caminhadas;
  • use roupas leves que possibilitem a transpiração corporal;
  • use sapatos adequados para evitar lesões;
  • lembre-se de beber bastante água para manter o corpo hidratado;
  • tente mudar alguns hábitos alimentares por outros mais saudáveis, isto irá potencializar os resultados da caminhada.
  • evite caminhar em jejum;
  • evite também ingerir grande quantidade de alimentos antes da atividade para evitar qualquer sensação de mal estar;
  • o ideal é fazer o exercício em um horário fixo para que seu organismo de adapte melhor;
  • tente manter um ritmo na atividade, criando uma rotina de exercício, e
  • comece sempre com calma respeitando seus limites e, na medida em que for aumentando sua resistência física, vá aumentando a quantidade da atividade gradualmente.
ATENÇÃO - As informações e dicas de saúde contidas neste site, não substitui o acompanhamento e/ou receita do seu médico. Nunca faça nenhuma medicação por conta própria, siga o tratamento de acordo com a orientação do seu médico especialista.
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