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Frutas

Os 10 Benefícios da Pera para Saúde

A Pera apesar de ser pouco consumida no Brasil em relação a outras frutas, tem um sabor delicado e é facilmente absorvida pelo organismo por ser uma fruta leve e nutritiva. Originou-se na Ásia e se espalhou em todo o mundo, a pera é encontrada a preços mais em conta geralmente em janeiro e fevereiro.

Degustada em grande parte do mundo, a Pera proporciona diversos benefícios para saúde em geral como: emagrecer, auxilia no processo diurético, regula a pressão arterial assim como outros benefícios que serão citados até o final deste artigo.

Os 10 Benefícios da Pera para Saúde

Existem diversas espécies de peras, mas os brasileiros têm as suas prediletas:

  • Pera Willians (dura e mais ácida)
  • Pera D’água (polpa delicada)
  • Pera de pé curto (arredondada)
  • Pera D’anjou (menor e verdinha)
  • Pera Red (casca avermelhada)

Para obter o máximo de nutrientes, o ideal é que a pera seja consumida com a casca. Dessa forma, as fibras solúveis e insolúveis serão ingeridas, promovendo saúde e saciedade.

Composição nutricional da pera

A pera é uma fonte natural de energia, devido à grande quantidade de glicose e frutose. Além dos diversos benefícios da pera, ela possui ainda antioxidantes, vitaminas e minerais.

  • Valor calórico: 56kcal/100g
  • Vitamina A
  • Vitamina C
  • Vitaminas do complexo B
  • Fósforo
  • Cálcio
  • Magnésio
  • Ferro
  • Enxofre
  • Silício
  • Potássio
  • Fibras

Neste artigo você irá perceber que além de fornecer energia de boa qualidade, a Pera pode trazer muitos outros benefícios para a sua saúde.

1. Comer pera ajuda emagrecer

O alto teor de fibras presente na Pera traz saciedade para quem a consome. Logo, se o objetivo é emagrecer, a pera pode auxiliar nesse processo fazendo com que o indivíduo se sinta satisfeito por mais tempo. Entretanto, deve ser observada a quantidade de carboidratos presente na fruta e adequá-la à dieta.

2. A pera zela pela saúde digestiva

A grande quantidade de fibras que existe na pera ajuda a manter o intestino funcionando normalmente. Isso se deve ao fato de que além de auxiliar na formação do bolo fecal, as fibras colaboram com a manutenção do metabolismo de bactérias (benéficas) próprias do trato intestinal.

3. A pera promove a diurese

A Pera tem um potencial diurético justificado pela boa quantidade de potássio e água na sua composição. Ambos são essenciais para que haja um bom funcionamento dos rins, diminuindo a retenção de líquidos e protegendo o trato urinário de infecções.

4. Reduz a vontade de comer doces

Um tipo de açúcar chamado frutose (ou levulose) presente na Pera, pode ajudar a controlar o desejo de comer doces.

Os 10 Benefícios da Pera para Saúde

5. Controle a saúde cardiovascular comendo pera

O potássio presente na pera ajuda a manter a pressão arterial dentro dos valores saudáveis. Além disso, este mineral participa ainda do movimento de contração muscular, fazendo com que os batimentos cardíacos ocorram com a frequência correta.

6. O consumo de pera protege a visão

Rica em vitamina A, importantíssima para manter a saúde ocular, a Pera previne doenças como a degeneração macular e a catarata.

7. A pera promove uma gestação saudável

O ácido fólico é uma vitamina B de extrema importância para gestantes, pois é fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso dos bebês. Assim, manter os níveis ideais de folatos previne problemas de formação como: defeitos no tubo neural e falhas no desenvolvimento do cérebro e medula espinhal.

8. Consumir pera com frequência previne o câncer

Muito relevantes na prevenção ao câncer, os antioxidantes (luteína e zeaxantina) e a vitamina C da Pera combatem os radicais livres. Além destes, as fibras presentes na fruta diminuem as chances do surgimento de um câncer de cólon (tumores que podem aparecer no intestino grosso e no reto), pois um intestino saudável elimina com mais regularidade os metabólitos tóxicos do organismo.

9. Reforça a saúde dos ossos naturalmente

A pera é uma das frutas que mais contém minerais. Cálcio e fósforo, por exemplo, são essenciais para a saúde dos ossos e dentes. Desta forma, comer pera ajuda a reduzir a probabilidade do desenvolvimento de doenças como osteoporose, por exemplo.

10. Coma pera para ter maior proteção da pele

Os radicais livres são provenientes da poluição, radiação ultravioleta, estresse, má alimentação e outros. A ação dessas moléculas pode danificar células saudáveis do organismo, entretanto, há dois componentes na pera que fazem a ação contrária (proteção): vitamina C e antioxidantes.

ATENÇÃO - As informações e dicas de saúde contidas neste site, não substitui o acompanhamento e/ou receita do seu médico. Nunca faça nenhuma medicação por conta própria, siga o tratamento de acordo com a orientação do seu médico especialista.
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