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Frutas

Os 12 benefícios do Açaí para a saúde

O açaí é o fruto de uma palmeira, o açaizeiro, nativa da região da Amazônia. Fruta típica do norte do país, o açaí é consumido tradicionalmente com peixe frito ou carne seca, sendo preparado também como feijão. Também costuma-se misturar o açaí com farinha de tapioca ou de mandioca com açúcar.

Porém essa frutinha escura se popularizou sendo consumida como um refresco nas altas temperaturas brasileiras na forma suco ou creme.

Confira abaixo os 12 benefícios do Açaí para saúde

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Rico em vitaminas e minerais, o açaí trás uma série de benefícios para a saúde, confira abaixo:

1. Reduzir o colesterol

O açaí contém ácidos graxos, como o Ômega 6 e Ômega 9 que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e regulam também o bom colesterol (HLD), prevenindo coágulos e outros danos cardiovasculares.

2. Bom para os ossos

Por ser rico em minerais como o magnésio e o cálcio, o açaí é benéfico para a saúde óssea e muscular; ajudando a prevenir a osteoporose e hipertensão.

3. Anti-inflamatório:

A vitamina E, presente na composição do açaí, apresenta ação anti-inflamatória.

4. Perda de peso

As fibras do açaí melhoram as funções intestinais garantindo melhor digestão dos alimentos e evitando o acúmulo de gordura, auxiliando, dessa forma, na perda de peso.

5. Previne contra o câncer:

Rico em ácido oleico, o açaí protege contra o câncer bloqueando os genes que causam a doença, retardando o desenvolvimento de tumores e fazendo com que as células cancerígenas se auto-destruam.

6. Desintoxicante:

O açaí auxilia na eliminação de toxinas, garantindo um organismo saudável.

7. Fortalece os músculos:

Além de possuir uma boa quantidade de ferro que favorece o fortalecimento muscular e previne a anemia; o açaí também possui proteínas que além de ser o principal construtor muscular, também auxilia a produção de anticorpos fortalecendo o sistema imunológico.

8. Previne doenças do coração:

As ancitocinas do açaí protege o coração da aterosclerose, que é o endurecimento das artérias pelo acúmulo de placas de gordura, mantendo o coração, veias e artérias saudáveis.

9. Aumenta a imunidade:

Outro benefício e a quantidade de vitamina C que impulsiona o sistema imunológico.

10. Contra o envelhecimento precoce:

O açaí é capaz de retardar o envelhecimento por conter substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres. Radicais livres em excesso são tóxicos para o organismo e responsáveis pelo envelhecimento e por algumas outras doenças, como acidentes vasculares cerebrais, doença de Parkinson, Mal de Alzheimer, entre outros.

11. Fonte de energia para atletas:

O açaí é uma boa fonte de energia, contendo alta concentração de carboidratos, ideal para ser consumido antes de treinos para garantir energia durante o exercício. Além disso os aminoácidos presentes na fruta são importantes para a regeneração muscular após as atividades físicas, mantendo o condicionamento físico.
Outro benefício é a prevenção de câimbras pelo alto teor de potássio encontrado no açaí.

12. Afrodisíaco:

Além da série de benefícios já citados que essa frutinha roxa da Amazônia trás, o açaí também é considerado afrodisíaco por elevar a circulação sanguínea que contribui para o aumento do desejo sexual.

Mas sempre fica a dúvida: açaí engorda?

Primeiramente é sempre importante lembrar que o que engorda é o excesso, todo alimento deve ser consumido nas quantidades certas, respeitando os limites do seu organismo.

O açaí puro contém aproximadamente 65 calorias a cada 100g de fruta, o que compromete uma dieta saudável é a quantidade em que é tomado e acima de tudo aquelas ‘misturinhas’ que amamos acrescentar: granola, caldas doces, leite condensado, mel, paçoca, etc.

A maioria das polpas de açaí que compramos em supermercado já vem batido com xarope de guaraná para deixar o sabor mais adocicado. Esse xarope aumenta o valor calórico das mesmas 100g de açaí para 110 calorias. Dessa forma, é indicado dar preferência para as polpas que não estejam acrescentadas de xarope de guaraná, que você substituir, por exemplo, por banana.

O açaí é uma ótima fonte de energia, vitaminas e minerais, mas só apresenta seus benefícios se estiver inserido em um contexto nutricional adequado.

Para manter uma alimentação saudável e ajustada às suas necessidades diárias, lembre-se sempre de fazer um acompanhamento nutricional.

ATENÇÃO - As informações e dicas de saúde contidas neste site, não substitui o acompanhamento e/ou receita do seu médico. Nunca faça nenhuma medicação por conta própria, siga o tratamento de acordo com a orientação do seu médico especialista.
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