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Vitaminas

Vitamina E

A vitamina E é lipossolúvel e uma das suas funções mais importantes é a de antioxidante, ajudando a prevenir os danos que os radicais livres trazem à saúde do organismo. Dentro das células, a vitamina E é o antioxidante mais importante na proteção dos fosfolipídios da membrana, agindo contra a sua degeneração oxidativa.

A vitamina E também é inibidora da proliferação celular, apresenta ação anti-inflamatória e neuroprotetora. A indicação é de 15 mg diárias para homens e mulheres na idade adulta.

Principais alimentos fontes de Vitamina E

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A principal fonte de vitamina E são os alimentos de origem vegetal, como alimentos de cores verdes-escuras: o espinafre, couve, agrião, alface; também nas sementes oleaginosas e óleos vegetais, como milho, soja, azeite de dendê, algodão e sementes de açafrão, também é encontrada no germe de trigo e em alimentos de origem animal, como na gema de ovo e no fígado.

As castanhas também são fontes de vitaminas E: nozes, amendoim, linhaça, gergelim, etc. Algumas pesquisas apontam que a maior fonte de vitamina E entre crianças e adolescentes é a margarina, bolo, biscoitos, pães, batatas fritas, leite, entretanto as frutas; porém óleos e hortaliças apresentam uma porcentagem maior da necessidade diária da vitamina.

Deficiência de Vitamina E no organismo

A deficiência da vitamina E causam algumas alterações no sistema neurológico, como a dificuldade de coordenar os movimentos, conhecido por ataxia causada por lesão na bainha de mielina, miopatia que é fraqueza muscular, e também a miopatia, relacionada com a perda sensorial. Também trás prejuízos para a visão causando doenças degenerativas e lesões na retina.

Crianças com deficiência de vitamina E apresentam prejuízos mais acentuados ainda, visto que essa vitamina é essencial para o desenvolvimento do sistema nervoso. A falta de vitamina E por longo tempo também pode causar lesões musculares e esqueléticas.

10 benefícios da Vitamina E

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Possui ação antioxidante:

A ação antioxidante da vitamina E é a mais importante e a mais conhecida por combater os radicais livres que geram diversos danos no organismo, como o câncer, doenças crônicas e degenerativas.

Fortalece os músculos e ossos:

A vitamina E ajuda na absorção do cálcio e do potássio, que são minerais importantes para manter os tecidos ósseo e muscular saudáveis. Ajuda também na recuperação muscular, livrando os músculos dos radicais livres após atividades físicas, facilitando o ganho de massa muscular.

Ação anti-inflamatória:

A vitamina E ajuda a combater o reumatismo, a artrite, asma e outras doenças inflamatórias crônicas.

Ajuda manter a pele saudável:

Os radicais livres também são responsáveis pelo envelhecimento da pele, assim como o aparecimento de rugas, manchas e acnes, a vitamina E combate os radicais livres e retarda o processo de envelhecimento, deixando a pele hidratada naturalmente. Além disso, a vitamina E também protege a pele da radiação ultravioleta.

Mantém a saúde do coração:

Uma das funções da vitamina E é zelar do sistema circulatório em geral, ele evita a oxidação do colesterol mau que, uma vez oxidado se acumula nas paredes das artérias causando arteriosclerose. A vitamina E também é importante para a formação da hemoglobina e para a dilatação dos vasos sanguíneos prevenindo a formação de coágulos.

Aliada na prevenção do câncer:

alguns estudos mostram que a vitamina E diminui a probabilidade de câncer de bexiga e próstata, a vitamina E faz com que as células cancerosas se auto destruam sem trazer danos para as células que estão saudáveis.

Fortalece o sistema imunológico:

a vitamina também trás benefícios para o sistema imunológico, manter os níveis adequados de vitamina E no sangue ajuda na prevenção de várias doenças assim como auxilia na recuperação de pessoas debilitadas.

Contra mal de Alzheimer e Doença de Parkinson:

o estresso oxidativo causado pelo excesso de radicais livres é um dos facilitadores do Mal de Alzheimer, doença que compromete progressivamente a memória e as funções cognitivas. Como uma das principais funções da vitamina E é a de antioxidante, ela acaba sendo uma forte aliada na prevenção desta doença. Algumas pesquisas também apontam a importância da vitamina E para proteger contra o Mal de Parkinson.

Toxicidade da Vitamina E

O aumento de vitamina E no organismo pode causar deficiência na coagulação do sangue, aumentando o risco de hemorragia cerebral. Outros efeitos causados é a hipoglicemia, náuseas, fadiga e cefaleia.

ATENÇÃO - As informações e dicas de saúde contidas neste site, não substitui o acompanhamento e/ou receita do seu médico. Nunca faça nenhuma medicação por conta própria, siga o tratamento de acordo com a orientação do seu médico especialista.
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